Capítulo 9

TUDO BEM, A GENTE SE VICIOU EM NICOTINA.
QUAL O PROBLEMA? É SÓ A GENTE PARAR AGORA

'As pessoas estão dispostas a ir para a guerra e até a abrir mão de suas vidas por uma causa, mas elas não podem abrir mão das causas do seu sofrimento'. Extraído do livro Gestos de Equilíbrio, de Tarthang Tulku.


A prisão © Elihu Duayer

Não sei se vocês já utilizaram, alguma vez na vida, a palavra abstinência. Vou resumir aqui alguns sinônimos encontrados em dicionário de língua portuguesa: abstenção, castidade, continência, dieta, jejum, privação voluntária, moderação, renúncia, resguardo, sobriedade e suspensão.

 

Doutores em Saúde

A diferença entre parar com um vício e mudar um hábito, é como uma noite escura e um dia de sol. Por exemplo, se um de vocês vai para escola sempre pelo mesmo caminho, ao final de dias ou semanas estará criado um hábito. O hábito de pegar aquelas mesmas ruas para chegar àquele destino. Essa escolha se dá por por razões diversas, tais como, a menor possibilidade de ser assaltado, ter mais árvores, etc. No entanto, se você se interessar por aquela menina muito gata ou, aquele gato muito gato e, ela(e) morar numa outra rua e você quiser distraidamente passar, por acaso, na porta da casa dela(e), bem justo na hora em que ela(e) sai para escola, você vai ver como é fácil mudar aquele hábito. Não houve nenhum sofrimento, bastou dizer para si mesmo(a): "vou passar, sem querer, pela rua tal hoje". Não foi necessário colocar agulhas de acupuntura ou aplicar raios laser na ponta da orelha, entrar para um grupo de apoio, usar adesivos colados na bunda, tomar antidepressivos ou coisas que tais. Você simplesmente escolheu, livremente, o que queria fazer e mudou o hábito de pegar aquelas mesmas ruas.

Once upon a time, durante algumas semanas, fiquei totalmente habituado a só ouvir o CD Bicho Solto, do Djavan. Absolutamente, não conseguia ouvir outra coisa, estava até achando que havia ficado adicto ao Bicho, quando fui salvo por um som maravilhoso, emanado pela alma da Adriana Calcanhotto. Quando a canhotta estava começando a me escravizar, de forma preocupante, eis que me apresentam Mu Chebabi. Foi a minha libertação. Pelo menos temporariamente. Fiquei, irresponsavelmente, dançando com meu cachorro, ao som de sua 'Cleópatra': "que dia é hoje, que dia é hoje, já estamos muito perto do ano 2000...". Até que Matilda Kovak me ligue e desperte, fico com Chebabi.

O ser humano tem uma capacidade incrível de, em repetindo uma determinada ação, ficar muito ligado àquele hábito. Quando não existem substâncias químicas diretamente envolvidas, o próprio cérebro as produz.

© Kamil Yavuz

Diversas escravidões estão sendo criadas dia após dia. Uma das mais recentes formas de adicção é a de assistir futebol ao vivo. Muitas pessoas, mas muitas mesmo, perderam a liberdade depois de ficarem adictas às transmissões de partidas de futebol ao vivo. Na Espanha, mulheres criaram a associação das esposas de expectadores de futebol ao vivo, para discutirem os seus problemas conjugais após seus maridos terem tornado-se totalmente dependentes da emoção dos jogos de futebol ao vivo. Deve ser realmente complicado, para um torcedor do Real Madri, deixar de ver o jogo do time de Kaká & Cia passando direto na TV, ou os do Barcelona trocarem o Messi por um almoço em família.

Para ficar dependente é relativamente fácil, porém, para largar um vício, o buraco é bem mais em baixo, como dizem os antigos. Uma vez que você se torne dependente de nicotina, por exemplo, dizer para si mesmo : "a partir de hoje, não fumo mais", não é tão simples quanto mudar de caminho ou trocar de CD.

Ziraldo

Entre as primeiras tragadas, aquelas das tonteiras e tosses, e a instalação da dependência, várias coisas se passaram, em vários sentidos. Física e psicologicamente.

Leda Bouzas - Professora de natação da Equipe 8, da AABB-Rio.

A natação é um dos esportes aeróbicos mais completos. Ela faz você ter amigos, prolonga e dá qualidade à vida. A prática da natação traz benefícios incalculáveis para a saúde, inclusive, liberando as tensões, quando se está muito nervoso. Com isso, reduz-se o stress, temos menos doenças e até um sono mais tranquilo. Nadar, como vimos, é bem mais indicado para aliviar tensão do que o matador...


By Dena_ from COST


voltaríndiceavançar

Você pode ajudar a melhorar este livro; as suas críticas,
comentários e sugestões serão muito bem vindos.

Este capítulo foi bom
Este capítulo foi interessante
Este capítulo foi um pouco cansativo

seu e-mail (opcional)


comentários;

Se preferir :
mailto: alexandre@cigarro.med.br