Capítulo 3

UM POUCO DA PERFEIÇÃO DA NATUREZA


Vamos nos afastar um pouco da História para fazer um rápido passeio por outro tema.

Chama a atenção, em vários aspectos, a perfeição da mãe natureza. Em quase tudo que é natural, a gente pode perceber detalhes que mostram algo de extraordinariamente bem feito.

A regularidade das diversas fases da lua com a correspondente mudança das marés nos oceanos; as estações do ano, com suas diferenças bem marcadas, principalmente no hemisfério norte (aliás, falar em hemisfério norte me faz lembrar minha cara de imbecil, durante minha especialização médica na França, olhando para o céu, em uma noite bem estrelada, procurando o Cruzeiro do Sul. figura3Já estava me contentando até com as Três Marias, quando o pai da amiga que eu visitava, percebendo minha angústia, me tranquilizou, esclarecendo que estas constelações não haviam desaparecido, só que estavam do outro lado da Terra. Fiquei me culpando por ter faltado aquela aula. Quando ele ia me mostrar a Ursa Menor, já estava perguntando aonde era o toilete, passado que estava, por aquele mico que havia pago. Vou me reservar o direito de não revelar o desfecho daquela noite, tendo que usar um talher que nunca havia visto antes em minha vida, para comer escargot, um caracol que só conhecia de desenho animado); o crescimento de uma árvore gigantesca, a partir de uma diminuta semente que, em si guarda toda a informação do que esta será  no futuro; os milhões de estrelas e planetas que existem harmonicamente no universo; a tonalidade das cores das flores, etc.

A cada dia mais e mais constatações científicas evocam uma perfeição que, a meu ver, só pode ser obra de uma mente, de uma força, de uma energia extremamente superior. Reproduções de aspectos da natureza só podem ser alcançados mediante os cálculos de computadores sofisticadíssimos e, outras ainda não puderam nem mesmo ser entendidas, tal a sua perfeição. Diz-se que o cérebro humano tem uma capacidade potencial, i.e., não utilizada pelos seres humanos, de aproximadamente uns 95 %, tal é a intrincada engenharia que o criou.

cartoon6.jpg (21826 bytes)
ilustração de Kamil Yavuz -© Turquia

Voltando ao meu período de vida na França, em 1979, trago para vocês, alguns de meus maiores espantos nas primeiras semanas de choque cultural:

Cordel do Santini - capítulo 3

Doutor, o vosso fascínio / ante tanta perfeição / entre nossa lua e estrelas / tem uma explicação / é que de fato não há / fumaça rondando lá / como aqui em nosso chão

Mas tenhamos confiança / confiar é ter certeza / de que a mãe natureza / traz sempre ar de esperança


voltaríndiceavançar

Você pode ajudar a melhorar este livro; as suas críticas,
comentários e sugestões serão muito bem vindos.

Este capítulo foi bom
Este capítulo foi interessante
Este capítulo foi um pouco cansativo

seu e-mail (opcional)


comentários;

Se preferir :
mailto: alexandre@cigarro.med.br