ATEROMA

 massa de gordura nos vasos sanguíneos

mais uma maldade do tabagismo

 

 

Go to fullsize image

 

    link

      

 

O Centro de Apoio ao Tabagista (CAT), coordenado pelo médico ativista Alexandre Milagres, divulga trecho do documentário 'Paixão por Cigarros', exibido pelo canal GNT.


O tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis deste início do século XXI. Dentre as oito principais causas de mortes no mundo, o fumo está envolvido em seis delas.


Muito ouvimos falar da obstrução arterial coronária, o entupimento do vaso sanguíneo, que leva ao infarto. Este vídeo nos proporciona uma visão privilegiada deste fenômeno.


O tabagismo é de uma perversidade inacreditável em relação aos vasos. Se não vejamos: aumenta o colesterol ruim (LDL), a lipoproteína responsável pelo ateroma; reduz o colesterol bom (HDL) que é o que tira o colesterol ruim das paredes internas das artérias; reduz o óxido nítrico que dilata os vasos; aumenta a endotelina 2 que fecha os vasos; aumenta a adesão das plaquetas por diminuir a sua vida útil, o que facilita a formação de coágulos dentro das coronárias; aumenta a oxidação do colesterol ruim (LDL), o que produz substâncias que geram inflamação das paredes arteriais, levando à fibrose, o que pode deixar as artérias duras como um osso, alterando a sua função, qual seja a de uma bomba que propulsione o sangue para a frente. Como se não bastasse, 15% do sangue do fumante tem monóxido de carbono (CO), ao invés de oxigênio (02), o que mantém os tecidos permanentemente mal nutridos.

 

Está mesma má nutrição tecidual, associada a diversos outros fatores, pode contribuir tanto para a osteoporose (ossos porosos), quadro de epidemia nos EUA entre os idosos exfumantes e fumantes, quanto para o nascimento de bebês de baixo peso, quando as gestantes ficam expostas à fumaça do tabaco.


 PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE NO MUNDO

Gráfico da OMS

  • Dentre todas as causas de morte da humanidade, a doença isquêmica do coração lidera o ranking

  • Dentre as oito principais causas, o tabagismo está ligado fortemente a seis.


www.cigarro.med.br